Projeto Social Leva Teatro e Dança à Pessoas com Deficiência



Desde 2011, o Projeto PÉS pesquisa a criação e execução do movimento expressivo para pessoas com deficiência.

O Projeto tem o apoio da Universidade de Brasília - UnB e foi idealizado em 2009, quando o diretor Rafael Tursi, recém-formado Bacharel em Artes Cênicas, pela UnB, com um trabalho sobre a criação e análise de movimentos cênicos expressivos, a partir da Análise Laban do Movimento (LMA), recebe a notícia de que uma amiga muito próxima havia sofrido um acidente de trânsito que a deixou com tetraparesia. Enquanto acompanhava o tratamento da amiga, começa, então, a questionar-se sobre a possibilidade do exercício do teatro e da dança como reeducador corporal para pessoas com deficiência. Este processo coincide com sua entrada no curso de Licenciatura em Artes Cênicas, na mesma universidade, onde, através das disciplinas psicopedagógicas, teve seu primeiro contato com conteúdos sobre educação especial, integração e inclusão escolar.

Cinco anos depois de sua criação, o Projeto PÉS tem, hoje, em seu repertório, mais de cem atividades realizadas, entre apresentações de cenas e espetáculos, aulas, palestras, trabalhos de conclusão de cursos e participações em eventos nacionais e internacionais. É, ainda, ganhador dos prêmios de Melhor Trabalho Nacional de Educação Inclusiva e Melhor Trabalho Nacional de Cultura e Lazer para Pessoas com Deficiência, emitidos pelo último Congresso Nacional de Diversidade e Inclusão (CONADI), em 2012, no estado de São Paulo.

Foto: Divulgação/Facebook

Ajude o Projeto PÉS a ir para a Patagônia

O PROJETO PÉS, de Teatro-Dança para Pessoas com Deficiência, foi convidado para representar o Brasil no festival internacional de artes para pessoas com deficiências ARTE POR IGUAL, que acontece, em novembro deste ano, na Patagônia/Argentina. Para isso virar realidade, eles precisam da colaboração de todos. No site Vakinha você pode doar qualquer quantia e ajudar o PÉS realizar mais esse sonho. Vamos ajudar e incentivar mais projetos como esse. Arte é vida, arte é inclusão!

Foto: Divulgação/Facebook

Foto: Divulgação/Facebook

Foto: Divulgação/Facebook

Foto: Divulgação/Facebook




Projeto Social Leva Teatro e Dança à Pessoas com Deficiência Projeto Social Leva Teatro e Dança à Pessoas com Deficiência  Reviewed by Ronaldo Ramos on 11:41 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.
X

Atenção !!!

NÃO PERCA as Atualizações!

Clique em CURTIR

TV, Cinema, Teatro e muito mais!

Nosso Site