Entrevista com o dublê Gutemberg Lins sobre cinema de ação.


Não é de hoje que as produções audiovisuais vêm mudando no país. Com a evolução da tecnologia e a facilidade de se conseguir uma qualidade melhor de filmagem com um custo reduzido, as produtoras têm investido em filmes cada vez mais cinematográficos, antes visto apenas nos filmes de ação de Hollywood. Até em campanhas publicitária podemos ver uma grande influencia do cinema norte americano.

Em um post anterior falamos da importância do ator estar preparado para o cinema de ação. Leia aqui!
Hoje batemos um papo com o dublê, coreógrafo e professor de kung fu Gutemberg Lins que com sua experiência em cinema, TV e campanhas publicitárias, nos contou um pouco mais sobre essa relação do ator com filmes de ação.

O dublê e coreógrafo Gutemberg Lins ensaiando uma cena com o ator Thiago Stechinni.

O que diferencia um ator comum para um ator de ação?
Um ator comum podemos dizer que ele está limitado somente a sua interpretação em expressar os sentimentos de seu personagem. Um ator que está preparado para executar suas próprias cenas de ação, ele sabe que seu personagem será mais valorizado no filme, mas ao mesmo tempo sempre haverá um risco dele se acidentar. No mundo dos cinemas todos sabem a que ponto chegou a fama de Jackie Chan conquistou por realizar suas próprias cenas de ação e ainda mais a proeza de se arriscar em cenas extremamente perigosas. Outro exemplo, é o caso do ator Tom Cruise que na franquia "Missão Impossível" conseguiu realizar feitos que nenhum outro ator jamais se arriscaria em cenas de ação, como escalar o prédio mais alto do mundo ou ficar preso fora de um avião em pleno vôo. 

O que um ator precisa para ser um bom ator de filmes de ação, além de saber atuar?
Ele tem que ter coragem e ter consciência de cuidar do próprio corpo, pois ele está sujeito a se ferir em qualquer cena por mais simples que seja como lutar em uma simples coreografia de luta ou alguma queda. Muitos diretores evitam que os atores façam suas próprias cenas de ação, pois caso ele venha se ferir, irá comprometer com o andamento das filmagens. 

Qual a importância das artes marciais para atores de ação?
É muito importante que os atores tenha noções básicas de lutas para atuar em cenas de ação. Ele não precisa ser um especialista numa determinada modalidade de luta, mas quanto mais conhecimentos ele tem de diversas artes marciais melhor ele adapta as cenas de ação seja num filme de super herói, um lutador de artes marciais, etc

Qual a relação dos dublês com os atores?
Os dublês mantém uma boa relação com os atores, tanto é que o ator que será substituído numa cena de alto risco ele acaba conhecendo seu dublê e sabe que sem ele a cena não terá um certo realismo e impacto. Lembrando que os dublês não se limitam somente a substituírem os atores em uma cena de ação arriscada, mas os dublês tem um papel fundamental de atuarem como atores em grandes cenas de ação como lutas, explosões, perseguições de carros e motos, filmes de catástrofes, etc

Que dica você deixa para os atores que querem saber mais sobre as técnicas dos dublês de ação.
Os atores poderão participar dos workshops de coreografias de lutas oferecidos pela Action Kung Fu. Nos workshops damos uma preparação especial ao ator com técnicas de expressão e interpretação em cenas de lutas, quedas, acrobacias e outros tipos de ações que será de grande utilidade para um ator.

A Action Kung Fu é uma equipe de Dublês Marciais que atua há 6 anos no mercado de cinema, televisão, publicidades e eventos. Nossa equipe é composta por atletas renomados especialistas em Kung Fu e artes marciais em geral, além de experientes acrobatas e especialistas em Parkour para cenas de ação.






Entrevista com o dublê Gutemberg Lins sobre cinema de ação. Entrevista com o dublê Gutemberg Lins sobre cinema de ação. Reviewed by Ronaldo Ramos on 11:16 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.
X

Atenção !!!

NÃO PERCA as Atualizações!

Clique em CURTIR

TV, Cinema, Teatro e muito mais!

Nosso Site